Fundado em 1º de maio de 1992, o Grupo Escoteiro João de Barro - 3º/DF, tem como padrinho o Grupo Escoteiro Moraes Antas - 1º/DF.
Para dar início à formação do Grupo, reuniram-se os escotistas: João Gomes (Diretor Presidente), Neide Sebba (Chefe de Grupo), Geilson (Chefe da Tropa Escoteira), Sandra (Tesoureira), Roseneide (Akelá), entre outros. Em pouco tempo já tínhamos famílias inteiras trabalhando pelo mesmo ideal.

O lenço foi escolhido por concurso entre os freqüentadores do Grupo na ocasião. Definido inicialmente na cor bege, com contorno vermelho, mudou para a cor vermelha, com uma faixa branca e outra verde e um desenho de casas estilizadas do pássaro João-de-barro.

A primeira dificuldade foi: onde seria a Sede? Depois de muito procurarmos, conseguimos o CDS – Centro de Desenvolvimento Social, onde ficamos provisoriamente durante nove anos. Nos dias 04 e 05 de julho de 1992 fomos convidados a participar de um acampamento chamado ERGE – Encontro Regional de Graduados Escoteiros. Formada a patrulha com os graduados Sergio Maia, Gregório, Gustavo, Giscarde e Gadioli Junior, recebemos muitos elogios pela participação na atividade. Depois desse acampamento, já tínhamos uma noção de como organizar o nosso.

Foi assim que a chefia programou o 1º ACAMPAMENTO DE TROPA do Grupo, realizado entre os dias 15 e 16 de agosto de 1992. A Tropa de Escoteira foi caminhando do CDS até a barragem do Colégio Agrícola, onde foi montado o sub-campo. Naquela ocasião fizemos a entrega da primeira Lis de Ouro do Grupo ao escoteiro Sérgio Maia.

No dia 20 de setembro de 1992, foi realizada a primeira GINCAPAT, que significa gincana entre patrulhas. Esta atividade, que visava a divulgação do Escotismo, era realizada em conjunto com todos os Grupos do Distrito Federal. Destacamos a participação do 1º, 4º e 15º DF.

O primeiro Acampamento de Grupo foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro de 1992, em uma fazenda perto do Morro do Urubu, na Fercal. Nos anos que se seguiram, o João de Barro participou de muitas atividades, dificilmente resumidas para compor esta breve história.

Destacamos, por oportuno, a presença de jovens que iniciaram suas atividades como escoteiros e que, na maioridade, atuaram ou atuam brilhantemente como dirigentes e/ou nas Chefias de Seção/Tropa: Gadioli Junior, Daniel Mulim, Bruno Mulim, Bauer Portela, Pablo Bernardo, Shirley Germana, Arla Gadioli, Rafael Augusto e Sérgio Maia. A estes, o nosso mais sincero agradecimento e reconhecimento.

 

Atual sede do Grupo no 13º Batalhão de Polícia Militar, que fica localizado na Quadra Central Área Especial nº 02, em Sobradinho - DF.

Venha nos visitar. Nossas atividades em sede ocorrem aos sábados a partir das 14:30h.

 

Escotismo: Pratique esse Movimento !!!